No Brasil, o desenho foi exibido no SBT á partir de 1989 e na Rede Globo á partir de 1991, pelos programas Xou da Xuxa, Sessão Aventura, TV Colosso, Xuxa Park e Angel Mix. Estreou em Portugal em 1986 no Clube dos Amigos Disney com a dobragem holandesa. Já nos anos 90, foi reprisado na versão original em inglês.
Os ursinhos Gummi eram remanescentes de uma raça avançada que há muito se perdeu, quando humanos os caçaram, forçando a espécie ao exílio. Na época em que se passa a história, eles já são considerados contos de fada. Os seis integrantes (mais tarde, sete) vivem em dutos subterrâneos na floresta de Dunwyn. As aventuras começam quando Crispim, um garoto humano do reino de Dunwyn e que possui um amuleto Gummi, acidentalmente descobre a colônia dos Gummi, e após algum conflito se torna amigos deles, jurando não revelar a existência dos ursos ao mundo. O amuleto de Crispim é usado então para destrancar o Grande Livro dos Gummi, que revela a sabedoria esquecida da antiga civilização Gummi. Inspirados por seus escritos, a colônia resolve redescobrir sua herança e proteger Dunwyn do mal. O principal vilão torna-se Duque Duro, um nobre renegado que agora vive no reino de Drekmore, onde comanda um grupo de ogros fortíssimos, mas fracos de pensamento (A única exceção sendo Sapulha, um ogro anão). O Duque sempre tentava conquistar Dunwyn; ao descobrir a existência dos ursinhos e seu Suco de fruta Gummi, tenta a todo custo aprisiona-los e descobrir seu refúgio.
Os Gummi são considerados lenda em Dunwyn. Sempre que os ursos agem, tentam a todo custo não ser vistos por humanos. Os únicos a saber da existência dos Gummi são Crispim, a princesa Carla, o avô de Crispim, o Duque Duro e seus ogros de Drekmore.
O Suco de frutas Gummi era um composto secreto que dava a ursinhos tremenda capacidade de saltar rapidamente, durante um minuto. Em humanos, isto aumentava sua força também durante um minuto, mas apenas uma vez ao dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário